terça-feira, 12 de outubro de 2010

Uma única sessão de massagem é capaz de melhorar a imunidade, mostra estudo!

Pesquisadores do departamento de psiquiatria e neurociências do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles (EUA), descobriram que uma simples sessão de massagem é capaz de melhorar a imunidade de uma pessoa. 

Segundo os pesquisadores, cerca de 9% dos adultos que residem nos EUA passaram por ao menos uma sessão de massagem no último ano. "As pessoas sempre buscaram a massagem como parte de uma vida saudável, mas até agora não havia provas de que a terapia pudesse melhorar a resposta imunológica", explica Mark Rapaport, médico responsável pelo departamento. 

A pesquisa avaliou dois grupos: um deles, com 29 pessoas, foi submetido a 45 minutos de massagem sueca (parecida com a massagem clássica ou relaxante que conhecemos no Brasil) e o outro, de 24 pessoas, recebeu apenas toques leves no corpo. Todos os participantes tiveram amostras de sangue coletado cinco minutos antes da sessão, e 5, 10, 15, 30 e 60 minutos após a massagem. 

O grupo que recebeu a massagem sueca apresentou, entre outras alterações, mudanças significativas no nível de leucócitos (glóbulos brancos do sangue) e uma redução nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
O estudo será publicado na edição de outubro do Journal of Alternative and Complementary Medicine.

Comentários do Autor: Raphael Carvalho
"Além de todos os benefícios como relaxamento, melhora do quadro algico, elevação da autoestima etc, a massagem clássica traz aumento das células de defesa do nosso corpo, ou seja, nos mantém preparados para combater qualquer agressão interna." 
Agende sua massagem agora mesmo e permita o seu corpo ter esses benefícios!

Dorsalgias!


 Dorsalgia é conceituada como condição álgica (dolorosa) sediada na região torácica posterior (costas). Nesta região estão localizadas a coluna vertebral torácica, músculos, tegumento (pele) e costelas. Diversos fatores podem ocasionar dor em região torácica posterior como traumas, inflamações, afecções nervosas, má postura, problemas viscerais (pâncreas, pulmões, brônquios, esôfago, estômago, vias biliares, miocárdio, pericárdio, aorta), dentre outros.
A dor nas costas é uma das queixas mais frequentes da humanidade. Estima-se que entre 65% e 80% da população mundial desenvolvam este problema em alguma fase das suas vidas.

Anatomia


A região dorsal  se situa entre a coluna cervical e a lombar. Uma importante característica é a presença das costelas direita e esquerda partindo da coluna e se fixando no osso externo que fica na região anterior entre os seios/peito, formando um arcabouço que protege órgãos importantes como coração e pulmão. Isso gera uma menor mobilidade nessa região da coluna vertebral.

É formada por 12 vértebras (T1 à T12) juntamente com seus respectivos discos intervertebrais e possui uma rede de músculos que a envolve.
A figura ao abaixo em vista posterior representa as vertebras torácias, as costeleas, escápulas, clavículas e o úmero.


Causas de Dor na Região Dorsal
Serão relatadas abaixo algumas das causas de dor em região dorsal.

Mecânicas / Degenerativas: conhecidas como dorsartroses, discopatia, degeneração discal, desidratação,
rotura, protusão, etc.
Posturais: Dentre as deformidades vertebrais mais discutidas está a escoliose, uma deformidade tridimencional de causa ainda desconhecida, caracterizada por um desvio tanto no plano frontal (maior que 10º) como também no plano sagital e rotacional. Além dela outra deformidade comum em região dorsal é a hipercifose, caracterizada pelo aumento da curvatura fisiológica dorsal. 
Miofasciais: A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) comprometendo o dorso é uma das causas freqüentes de dor nesta região. São formados pontos de dor que podem acometer os músculos que pertencem ou não ao segmento dorsal. A característica clínica essencial da dor é estar associada à palpação de bandas musculares tensas (tender points) e a presença de pontos-gatilhos (triggerpoints) que desencadeiam um padrão de dor referido à distância.
Traumáticas: a fratura da coluna vertebral pode ser decorrente de traumatismo em flexão, compressão ou
misto. Pode estar associada ao quadro de Osteoporose que diminui a mineralização óssea tornando-o mais fraco. 
Metabólico: a Osteoporose é a principal afecção de origem osteo-metabólica sendo caracterizada pela baixa densidade óssea e destruição gradativa da microarquitetura óssea que consequentemente predispõe a uma
fragilidade óssea aumentada e maior risco de fraturas. Estima-se que 35% das mulheres acima de 50 anos terão grande probabilidade de desenvolver uma cifose dorsal por achatamento vertebral.
Além dessas existem outras causas como as Neoplásicas, Viscerais, Psicogências, Infecciosas, Reumatológicas etc.

Dor!!! E agora?
O ideal é que apresentando dor em região dorsal você procure seu médico especialista em coluna e relate todos os sintomas apresentados. Ele fará uma avaliação e solicitará exames como radiografias, tomografias computadorizadas, ressonância magnética, cintilografia óssea, etc. para avaliar quais problemas você apresenta. 
Dependendo do grau de sua lesão ele poderá sugerir um tratamento cirúrgico ou um tratamento conservador (Fisioterapia). 90% dos casos o indicativo é de tratamento conservador salvo se o problema for ocasionado por traumatismo, onde a cirurgia é de suma importância. 
A Fisioterapia dispõe de um leque de tratamentos para os quadros de dor e de alterações posturais. Dentre eles posso citar a Fisioterapia Convencional, RPG (reeducação postural global), Pilates, Acupuntura etc.

Caso hajam mais dúvidas acerca da Dorsalgia podem entrar em contato comigo enviando sua pergunta que a mesma será respondida em tempo hábil! (raphaelfisioterapeuta@yahoo.com.br).

Raphael Carvalho - Fisioterapeuta